Translate:

sexta-feira, 27 de março de 2009

Ultimate em 10 regras simples.

Para o pessoal que está começando, sempre é válido lembrar as 10 regras simples para se jogar ultimate segundo a UPA (Associação de Jogadores de Ultimate). Aí vão:

1. O Campo: Espaço retangular com endzones em nas extremidade. Uma medida oficial de campo é de 70m por 40m com endzones 25m de profundidade.

2. Iniciando o jogo: Cada ponto inicia-se com as duas equipas alinhadas dentro de seus respectivos endzones . o time na defesa joga do disco para o time que ataca (pull). Cada equipe têm sete jogadores em campo.

3. Pontuando: Cada vez que o time completar um passe, pra dentro da endzone do adversário, marca um ponto. Uma nova jogada é iniciado após cada pontuação.

4. Movimento do disco: O disco pode ser lançado em qualquer direção, completando um passe para um companheiro. Os jogadores não podem correr com o disco. A pessoa com o disco (passador), tem dez segundos para jogar o disco. O defensor que marca esse passador(marcador) conta esses 10 segundos.

5. Mudança de posse (turnover): Quando um passe não foi concluído (por exemplo, foi para fora do campo, caiu, ou foi interceptado), a defesa imediatamente toma posse do disco e se torna ataque.

6. Substituições: Os jogadores não podem ser substituídos durante o jogo, apenas depois de uma pontuação ou por uma lesão.

7. Sem contato: Não é permitido o contacto físico entre os jogadores. Corta-luz é igualmente proibido. Uma falta ocorre quando o contato é feito.

8. Faltas: Quando um jogador inicia um contato com outro a falta ocorre. Quando uma falta interrompe a posse, o jogo recomeça como se a posse tivesse se mantido. Quanto a falta não prejudica a posse, o jogo continua normalmente (play-on). Se o jogador que cometeu a infração discordar da falta chamada, a jogada volta.

9. Auto-arbitragem: Os jogadores são responsáveis por sua própria falta e chamadas. Jogadores também resolvem seus próprios conflitos com discussões breves.

10. Espírito do Jogo: Ultimate é um jogo de lealdade e fair-play. A competitividade é incentivada, mas nunca em detrimento da relação entre os jogadores, a adesão às regras, bem como a alegria de jogar.

14 comentários:

  1. Muito bom ! Obrigadissima pela informação! ;D

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO
    ESTAVA DIFICILÍSSIMO DE EU ENCONTRAR AUGO BEM DETALHADO
    ADOREI

    ResponderExcluir
  3. AI' Maan Mii ajudoou mtt mtt memoow na Cursoo

    Paraabéen's cm isso tireei 10 naa Provaa

    ResponderExcluir
  4. queria saber a diferença e a semelhança entre o ultimate e o handebol, pode me falar?? Ainda hoje??

    ResponderExcluir
  5. Entre o Ultimate e o Handebol praticamente não existem semelhanças, apenas que são esportes coletivos. São esportes totalmente distintos.
    Aqui tem as regras oficiais da Federação Mundial com todos os detalhes pra quem quiser conferir: http://www.wfdf.org/downloads/doc_download/20-rules-of-ultimate

    ResponderExcluir
  6. Legal!Achei boa a informaçao!Me ajudou no trabalho de educação física =)

    ResponderExcluir
  7. existe algum clube portugues de frisbee?

    ResponderExcluir
  8. Não conheço clubes portuguêses, mas a sede da BULA (Federação de Praia) fica em Portugal. O site é www.beachultimate.org O presidente é o Patrick.

    ResponderExcluir
  9. obigadissemo pela enformassao mesmo muito obrigada

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, quando estamos a atacar, a equipa que dedende pode entrar na sua endzone para tentar impedir que o atacante apanhe o disco facilmente?? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhuma regra que impeça o defensor de entrar na endzone. Ele pode tanto acompanhar um marcador como entrar na endzone sem adversário algum estar dentro dela.

      Excluir
  12. Boa noite, quando estamos a atacar, a equipa que dedende pode entrar na sua endzone para tentar impedir que o atacante apanhe o disco facilmente?? Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, quando estamos a atacar, a equipa que dedende pode entrar na sua endzone para tentar impedir que o atacante apanhe o disco facilmente?? Obrigado

    ResponderExcluir

Expresse-se!