Translate:

sábado, 7 de março de 2009

Formato de Campeonato

Formatos de campeonato.

Curiosamente, na mesma semana em que foi divulgado o novo formato do campeonato deste ano, foi postado no blog da BULA uma referencia a formatos de campeonato postada no ffindr com o título: Ultimate Frisbee Tournament 101: Choosing a format(Torneios de Ultimate: Escolhendo um formato)

Segue um resumo do texto:

O calendário e formato do torneio são essenciais, os times devem ter suas expectativas satisfeitas por isso. É preciso ter claro na mente seus objetivos para que o formato se adeque à eles. Outro fator importante a se atentar ao escolher o formato é se há recursos como campos e tempo necerssários para as partidas.

Seguem os formatos mais aplicados em torneios:

1-) Round Robin (Todos contra todos: Os times jogam entre si e participam de um número igual de partidas. É um formato muito utilizado e é interessante para servir como fase de classificação
2-) Eliminatório: Basta perder um jogo para estar fora da chance de ser campeão, utilizado geralmente em fases finais.
3-) Com Repescagem: Os melhores times se classificam para o grupo dos vencedores, e os piores no grupo do perdedores. Quem perder no grupo dos perdedores fica fora definitivamente.
4-) Sistema Suíço: Os jogos são definidos de acordo com os Victory Points da rodada anterior, contudo correções na tabela são feitas para que equipes não joguem contra times repetidos.
Definidos os modelos pense no seguinte para a tabela:
*Cada equipe deverá ter uma igualdade de oportunidade para ganhar
*Cada equipe deve receber um bom número de jogos
*As equipes devem ser de alguma forma, alinhadas quanto ao seu nível

Não há um modelo perfeito, mas com base nisso, já pode-se pensar num formato de campeonato. Tente encontrar um formato de acordo com os seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se!