Translate:

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cada camiseta, uma história - SPG (Parte 1)

Após algum tempo sem receber nenhuma nova foto e texto para colocar aqui no blog pra essa seção, recebi logo antes das férias um grande e-mail do Élio contando a história do São Paulo Giros, o famoso SPG.

O Cada camiseta, uma história tem como idéia principal trazer uma camiseta específica e o que aconteceu com aquele time naquele poeríodo além do que ela representou pra determinado jogador... contudo, o e-mail do Élio veio com tanta coisa, que muitos nem fazem idéia que aconteceu com o time, que eu resolvi colocar aqui no blog em duas partes. Aproveitem...

Time: SPG - Ano: Vários

A história do SPG se confunde com o surgimento do frisbee em São Paulo , ou podemos dizer, no Brasil.

Um pequeno grupo de amigos (Bill Presada, Dany, Malela, Flavito e alguns outros frisbeessauros) que com uma brincadeira no Parque do Ibirapuera no final dos anos 80 iniciou a trajetória do frisbee em São Paulo. A brincadeira começou a ganhar simpatizantes e a necessidade de organização e desafios tornaram-se inevitáveis.

Com a chegada do inglês Less, que era professor na Escola Saint Paul, no bairro dos Jardins, o americano Bill Presada resolveu montar uma equipe juntamente com outros integrantes do grupo do Parque do Ibirapuera (Dany, Paulinho, Miko, etc) que praticavam o esporte.

Estava formada assim, a primeira equipe de Ultimate Frisbee do Brasil, com o intutito de provocar reações nas pessoas para se organizarem e formarem outras equipes.

O SPG durante os primeiros anos foi soberano (início da década de 90), pois, não havia equipes com maturidade e qualidade para suplantá-lo.

Em meados da década de 90 houve um resfriamento nos ânimos e os torneios se tornaram escassos até que em 97 o frisbee retomou a realização dos campeonatos. Em 98 o SPG estava desconfigurado e sofreu baixas, com o Inglês Less retornando para a Inglaterra e o americano Bill com sérios problemas físicos. A responsabilidade de manter o time foi assumida pelo Paulinho, que começou e revigorar o SPG com antigos jogadores e novatos.

Os novatos tiveram resultados extremamente satisfatórios devido ao início de intercâmbio de informações das práticas realizadas nos Estados Unidos. Em 99, na metade do torneio, por problemas pessoais, Paulinho passou a capitânia do time para mim, onde, modéstia a parte, consegui com a ajuda de todos conduzir o SPG para o seu período mais próspero. Contando com Dany, Taralli, Mário, Denis e outros, o SPG arrebatou o tri-campeonato brasileiro (99/00/01), feito único nesse esporte. Também teve o direito de representar o país no WUCC-2002 no Havaí, com a conquista do brasileiro de 2001.

Continua...

2 comentários:

  1. Cadê a foto das camisetas???
    Quero ver!!! ;-))
    Eu tenho foto da primeira! Que era roxa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou tirar uma foto da camiseta de 99.
    Saudades daquele time...

    Sorte ter jogado justamente nesses 3 anos vitoriosos, 99, 00 e 01.

    Abraços
    rafinha

    ResponderExcluir

Expresse-se!