Translate:

domingo, 16 de agosto de 2009

História do esporte.

O Frisbee é uma modalidade esportiva tanto de competição quanto de lazer, que emprega, em sua prática, um disco de plástico redondo para lançamento de longas distâncias. Dependendo da técnica de lançamento e da influência do vento, o disco pode atingir longas distâncias e realizar vários percursos. A invenção do esporte de disco se deu no início do século XX nos EUA. Estudantes de uma Universidade do Estado da Pensilvânia começaram a brincar com a fôrma de torta de uma famosa rede de guloseimas da região, chamada Frisbie Pie Company . Lançada na direção de uma pessoa para outra, toda a vez que conseguiam segurar a fôrma, gritavam “frisbee!!!”. E assim foi criado, não somente o produto, como também o nome do esporte. O esporte somente chegou ao Brasil no final da década de 1980, como uma brincadeira entre um pequeno grupo de amigos. Hoje é um esporte federado, praticado sobretudo no estado de São Paulo. Durante mais de uma década, passes e lançamentos com o disco foram se transformando em um jogo dinâmico e emocionante. O aprimoramento do esporte foi gradativo, auxiliado por jogadores vindos de centros mais desenvolvidos do esporte, como Estados Unidos e Inglaterra.

1959: A empresa norte americana Wham-O Manufacturing Company patenteou a logomarca “Frisbee” e iniciou o processo de divulgação internacional do produto.

1964: Criação da International Frisbee Association – IFA. Nesse período a IFA trabalhou juntamente com a WHAM-O, desenvolvendo diferentes jogos com o disco, e organizando eventos para divulgar o produto.

1980: Durante um encontro entre 40 organizadores em Atlanta, Geórgia-EUA, em 1984, surgiu a idéia de criar uma organização mundial independente, responsável pelo desenvolvimento e coordenação do esporte com disco, originando-se então a World Flying Disc Federation - WFDF com sede na Inglaterra.

1968: Este período corresponde ao nascimento da versão Ultimate, na Columbia High School, Maplewood, Nova Jersey -EUA. Em 1972, foi realizado o primeiro Campeonato intercolegial de Ultimate. Atualmente o Ultimate é o esporte com disco mais praticado no mundo. O Ultimate - também chamado jogo de disco – necessita, para sua prática, de um campo gramado retangular localizando, em cada extremidade, uma área de gol. O Ultimate também pode ser praticado na areia ou quadra, variando o tamanho e o número de jogadores. A duração e o placar máximo do jogo são definidos de acordo com o formato da competição. Em geral o placar vai até 17 e a duração é de 1h30m. Através de passes e lançamentos, os sete jogadores de cada time devem fazer com que um dos jogadores receba o disco dentro da área do gol do adversário. Cada gol vale um ponto. O jogador não pode se deslocar na quadra enquanto detém a posse do disco, nem tocar outro jogador.. Nesse jogo, prevalece a filosofia do bom esportista, denominada “Espirito de Jogo”. Por este princípio, o Ultimate é o primeiro esporte competitivo que não utiliza árbitros. As faltas ou lances duvidosos são discutidas pelos jogadores envolvidos na jogada, e estes são responsáveis por assumir suas próprias faltas ou violações. Em caso de dúvida ou discordância, a jogada retorna ao lance anterior. A modalidade é disputadas nas seguintes categorias: Open, Masculino, Feminino e Coed ( Misto). Divisões: Junior, Adulto e Máster.

* Fonte: http://www.ahistoria.com.br

2 comentários:

  1. Eu adorei, e a matéria é identica a do meu professor.Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Precisei fazer um trabalho sobre o frisbee e tirei a maior nota da sala!!!

    ResponderExcluir

Expresse-se!