Translate:

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os fundamentos básicos de um passe

Pessoal,

Colocamos um link no Facebook, sobre passes, e está em inglês, sei que nem todos sabem inglês, então eu traduzi o texto e estou disponibilizando abaixo para que todos possam ler, pois é muito importante que todos saibamos como se deve fazer um passe.

Link original

Segue texto :

Os fundamentos básicos de um passe

As especificações e mecanismos de passar o disco é assunto de muito debate, pois, todos tem sua própria técnica. No entanto, Há alguns elementos princípais que não são discutidos, no qual são essênciais para um bom passe, o fato é que esses podem ser alcançados com uma variedade de estilos fazendo com que o passe seja mais uma arte do que uma ciência.

Os elementos chaves para um passe são :

Postura \ Equilibiro:

· Os pés devem estar abertos na altura dos ombros, com os joelhos levemente dobrados.

· Peso distribuido nos dois pés

· Deve se sentir confortável e relaxado

· Na verdade se o passador tem controle total do ângulo que o disco será solto, as circunstâncias de equilibrio é o seu menor problema. Para a maioria dos lançadores, estar fora de equilibrio pode diminuir muito a qualidade do seu passe.

Colocando giro no disco :

· Girar bastante o disco ajuda a estabilizar e manter o disco no ar por mais tempo.

· O lançador deve lançar o disco com giro o suficiente para assegurar que o punho esteja engatilhado antes do lançamento, um movimento preciso do punho tem um passe mais liso.

· Para ter um bom resultado o disco deve manter contato com as pontas do dedo até antes de o disco ser solto.

Conhecendo o Vento :

· O lançador deve saber como o disco reage com as diferentes direções do vento e também a força e direção.

· Isso é realmente algo muito complicado, difícil de ensinar aos novatos. Esse conhecimento vem com a prática e experiência. Novatos, devem ser encorajados a passar disco com vento, ajudando nesse aprendizado, sendo a única maneira de aprender.

· Tente sempre ajudar os novatos como se deve soltar o disco, com relação a ângulo e força.

· Praticar com vento é a melhor maneira de aprender a ter um bom passe.

Entender esses fatores é crucial para se tornar um bom passador, muitos dos melhores passadores, não tem consciência de como fazer o passe, considerando sua experiência e prática ele simplesmente sabe como deve passar nas devidas condições. Isso só é possível com muita prática e comum num corpo que tem memória muscular. Isso leva muito tempo, em torno de 3000 a 5000 horas. Um novato, no entanto, deve prestar muita atenção em todos os fatores para fazer um bom passe.

Depois de o jogador estar confortável com sua habilidade no passe ele precisa considerar as demandas especificas para o ultimate. Isso significa, que você precisa de uma habilidade adicional, assim sendo, Parinella e Zaslow (2004), identificaram 4 princípios básicos para um bom passe, sendo eles :

Conduzir o receptor

· O bom passador irá lançar o disco sempre na frente do receptor. Isso pode ser desenvolvido nos treinos, e também depende para quem está passando (velocidade e posicionamento do receptor). É muito importante colocar o disco na frente de quem irá recebe-lo, então, assim o defensor não irá conseguir pegar o disco.

Fazer o disco ser pego

· Teoricamente o lançador deve fazer o passe para que o receptor possa pega-lo. Isso significa que o disco não deve ser lançado, mais alto que o receptor possa pegar pulando, e também não deve ser lançado muito na frente, além do que o receptor possa alcançar correndo. Também não pode ser lançado com força o suficiente para que o receptor não consiga, ou não tenha coragem de pegar o disco.

Colocar o disco aonde o defensor não pode alcançar

· O disco deve ser lançado em um ponto aonde não seja muito difícil de receptor pegar, e ao mesmo tempo, tirando da rota do defensor, normalmente ajudando o receptor e dificultando o defensor.

Evitar riscos no lançamento

- O lançador deve evitar os riscos, os quais falamos acima, criar a habilidade de saber aonde deve jogar o disco para que o receptor possa pega-lo, aonde o defensor não pode alcança-lo e também fazendo com que o receptor não corra entre os outros jogadores.

Esses princípios devem ser aplicados por cada jogar, em cada passe, para diminuir o número de turnovers, desrespeitar esses princípios é uma falta de respeito com seus companheiros e irá comprometer o seu time durante um jogo. Introduzir esse conceito aos novos jogadores e mostrar o quão é importante, faz com que o time se cobre sempre esses fundamentos.

3 comentários:

  1. Muito bom esse post !
    Pode parecer básico, mas agrega muito valor.
    keep flying

    ResponderExcluir
  2. Parabens por tirar tempo para traduzir isso Wag. É um texto bem legal.

    Eu acho que mesmo que pareça ser básico, ele não é. Quase sempre treinamos passes de forma estática, ou quando com corrida, fazemos passes diretos (o cutter vindo na direção do lançador) ou o lançador tende a maneirar o lance para muitos discos não irem para o chão. Em treinos de lances longos, normalmente são sempre os mais experientes que lançam para quem esta fazendo o drill.

    Portanto acho que tem muita coisa que jogadores não treinam tanto quanto poderiam, e dar dicas do que prestar atenção ajuda muito.

    ResponderExcluir

Expresse-se!